top

Mapinet

MOVIMENTO CÍVICO
ANTI PIRATARIA NA INTERNET

COMBATER A PIRATARIA É UM SINAL
DE CIVILIZAÇÃO E CULTURA

Mais de 4000 filmes e 500 episódios de séries foram removidos do Wareztuga durante uma operação iniciada ontem por três associações que representam produtores e autores de vídeos.


Um mês e meio depois, o Wareztuga voltou a ser alvo de uma operação de remoção de links que permitem aceder a cópias piratas em filmes. No final de julho, o mais famoso site de partilha e streaming de vídeos, perdeu todos o arquivo de filmes; ontem, o pedido de remoção, acionado pela FEVIP, GEDIPE e MAPiNET, foi mais abrangente: além dos filmes, o pedido de remoção estendeu-se ainda ao arquivo de séries.

Os responsáveis das três associações estimam que a operação iniciada no dia de ontem tenha afetado 95% do total dos conteúdos disponibilizados pelo Wareztuga. Ao que a Exame Informática apurou, as três associações conseguiram remover mais de 4000 filmes e 500 séries.

No Wareztuga, os gestores do site confirmam os efeitos produzidos pela operação iniciada pelas associações que representam os produtores de vídeo:«Os filmes e séries poderão não estar disponíveis, seremos breves na resolução do problema. As nossas desculpas».

A operação de remoção foi iniciada ontem com pedidos de remoção encaminhados para os serviços de armazenamento de ficheiros que suportam o arquivo do Wareztuga. A maioria dos filmes e séries disponibilizados pelo Wareztuga está alojada em três serviços de armazenamento: Bayfiles, Putlocker e Sockshare. Recentemente, o Wareztuga também começou a recorrer ao serviço Upzin, mas os responsáveis da FEVIP, GEDIPE e MAPiNET acreditam que ainda terá uma expressão reduzida no que toca ao arquivo do Wareztuga.

Cada ficheiro é disponibilizado, em média, por três links que direcionam os utilizadores que permitem aceder ao filme ou à série pretendida. O que significa que a operação de remoção terá abrangido mais de 13500 links disponibilizados pelo Wareztuga. A avaliar pela mensagem publicada hoje no site e pelo sucedido depois dos pedidos de remoção efetuados em julho, há uma forte probabilidade de o arquivo do Wareztuga voltar a ficar operacional assim que os responsáveis pelo site consigam criar novos links para os conteúdos. 

Na MAPiNET, FEVIP e GEDIPE há a intenção de manter o Wareztuga na mira das investidas anti-pirataria. A Exame Informática apurou que enquanto o site não cessar atividade, ou as autoridades intervirem, os técnicos das três entidades vão voltar a solicitar a remoção dos arquivos do Wareztuga.

O Movimento Cívico Anti Pirataria na Internet (MAPiNET), a Federação de Editores de Videogramas (FEVIP), e a Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE) avançaram, no final de abril, com uma queixa-crime contra o Wareztuga.

Esta não é a único processo a correr na justiça contra o famoso site de partilha de ficheiros.Também a ACAPOR, que representa os clubes de vídeo, já recorreu às autoridades com uma queixa-crime contra o Wareztuga.

O Wareztuga é, provavelmente, o site de partilha e streaming de vídeos mais popular em Portugal. As duas principais versões do site ocupam atualmente as posições 64 e 65 do ranking Alexa – à frente de sites com nomes sonantes como a RTP, Bing, Betfair, entre outros.

Fonte: exameinformatica.sapo.pt

NOTÍCIAS

Assinado um acordo que simplifica o bloqueio de sites

Continuar...

Mais de 4000 filmes e 500 episódios de séries foram removidos do Wareztuga durante uma operação iniciada ontem por três associações que representam produtores e autores de vídeos.

Continuar...

No ano passado, o MAPiNET pediu a remoção de 931.237 links piratas junto de ISP e empresas de alojamento de sites nacionais e internacionais. Deste total, apenas 11.171 foram efetivamente removidos, após a solicitação da associação que representa editores de vídeos, música e livros, e também produtores de software e jogos.

Continuar...

Começou esta semana a funcionar nos Estados Unidos um sistema de alerta que avisa os utilizadores sempre que sejam detetados downloads ilegais.

Continuar...

O Supremo Tribunal de Justiça do Reino Unido vai obrigar os principais operadores de Internet do país a bloquearem o acesso dos utilizadores ao Kickass Torrent, ao H33T e ao Fenopy, três sites de partilha de ficheiros ilegais. 

Continuar...

Este organismo, que actua enquanto titular de direitos de empresas do sector [ entre as quais a Impresa (SIC) e a Media Capital (TVI)], solicitou a cessação de transmissões de canais de televisão em 119 websites.

Continuar...

Rudolf Gruner, diretor-geral da Media Capital Digital, disse ao CM que a empresa, dona da TVI, está a tomar medidas com o Mapinet. "Um dos serviços que oferecemos com ‘Secret Story\' é a subscrição do canal em direto na internet, nos serviços móveis e no PC. Infelizmente o conteúdo está disponível, de forma gratuita, na internet", diz.

Continuar...

Um dia depois de Pinto Balsemão ter criticado o Governo por nada ter feito sobre a protecção dos direitos de autor junto dos agregadores de conteúdos e motores de busca, o Governo anunciou, esta sexta-feira, que vai criar um grupo de trabalho para estudar o assunto e propor legislação.

Continuar...

Maria José Morgado defendeu esta tarde no Infosec Day que Portugal deveria implementar um sistema de monitorização administrativa das infrações aos direitos de autor na Internet. O modelo definido pela responsável é o mesmo usado já noutros países da Europa e que passa por três avisos de infração, a que se segue o corte do serviço. 

Continuar...

Um pouco por toda a europa vão-se criando diversas legislações para travar a pirataria de filmes, musica e software.

Continuar...

O estudo é do Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa. E estima que uma redução em 10% da taxa de pirataria informática em Portugal, num prazo de quatro anos, teria como efeito qualquer coisa como a criação de 4244 novos postos de trabalho, um aumento de 1150 milhões de euros no Produto Interno Bruto e receitas fiscais suplementares de 320 milhões de euros. 

Continuar...

O Pirate Bay foi silenciado e desta vez pode não ter sido pelas autoridades que lutam contra a pirataria. Nas últimas 24 horas, o site tem estado inacessível em grande parte do mundo, em Portugal inclusivé, devido a ataque de um inimigo desconhecido, como avança o TorrentFreak

Continuar...

Nós somos os autores!

Contra roubo de propriedade intelectual com preocupação e incompreensão que nós, como escritores e artistas, ataques públicos contra os direitos autorais.

Continuar...

O secretário de Estado da Cultura afirmou hoje que o Governo está a preparar, «para o segundo semestre, um pacote legislativo completo» sobre o sector editorial, que incluirá a pirataria.

Continuar...

A Câmara de Representantes dos EUA aprovou, esta quinta-feira, o polémico CISPA - Cyber Intelligence Sharing and Protection Act, um projeto-lei que legitima a partilha de informação, hoje classificada como confidencial, entre organismos privados e públicos, com o objetivo de melhorar a resposta às ciberameaças.

Continuar...

De tempos a tempos o The Pirate Bay é notícia. No país de origem, onde os fundadores foram condenados a prisão, tal como no resto da Europa, o serviço é polémico e motiva uma onde apoios tão grande como a onda de opositores, normalmente ligados à indústria.

Continuar...

Um tribunal holandês proibiu o Partido Pirata do país de divulgar links ou informação sobre formas de evitar o bloqueio imposto ao Pirate Bay

Continuar...

 

Depois da sentença inédita de 2008, os tribunais portugueses voltam a condenar um internauta por pirataria online. Desta vez ficou provado que o jovem em questão partilhou três músicas através da Internet, pertencentes a João Pedro pais, Delfins e Alanis Morissete.

 

Continuar...
Todos os direitos reservados a MAPINET | 2015